Deus Vivo

Deus Vivo é um Blog em que vou compartilhar sobre Deus.Deus é eterno, o mundo e tudo que respira e anda é a prova da Sua existência.O tempo passou, e temos nos esquecido de que Deus vê o que o homem não pode ver: o coração.Deus sempre agiu deste modo, olhando para os corações em primeiro lugar. Esse mesmo Deus Vivo de ontem, é o Deus Vivo que está hoje com você. É o Deus Vivo que atravessa gerações com uma única mensagem: “Dei meu Filho por amor à você, para que você possa viver”.

sábado, 10 de julho de 2010

O Deus do Passado agindo no Presente

O Egito teve em José um exemplo do que Deus poderia fazer por eles, aquela nação seria ricamente abençoada se servisse ao Senhor, se adorassem a Deus somente. Mas o Egito preferiu ficar com seus deuses, preferiam ficar cegos, apesar de respeitarem e obedecerem a José em tudo.

José morreu e se levantou um novo rei que não conheceu a José. Segundo alguns estudiosos, do período de Êxodo 1:8 a 2: 23, a história admite três reis egípcios poderosos e cruéis. Segundo Enéas Tognini os reis egípcios foram: Seti, pai de Ramsés I, fundador da XIX dinastia; Ramsés I e Ramsés II. Já segundo Halley os reis egípcios foram: Totmés II, Totmés III e Amenotpe. Não se sabem ao certo quem foram esses faraós. O importante não são os nomes, mas a crueldade que foi usada para com esta nação. Uma crueldade a ponto de mandar matar crianças recém nascidas. Com a morte de José, também se foram às lembranças da fartura enviada por Deus.

O Egito era uma terra fértil, porém de vários deuses: Nu, deus das águas; Su, deus do ar; Geve, deus da terra; Ré ou Atom o deus sol; os animais eram sagrados; Tifom deus que livra das dores e da morte; Serapis, deusa protetora da lavoura; Belzebu deus para afugentar insetos. Tantos deuses que nada puderam fazer pela nação egípcia.

Israel estava se multiplicando, prosperando no Egito. Mas aos olhos de Faraó isto não era muito bom para eles, pois este povo estava ficando numeroso demais e em pouco tempo tomaria conta de tudo de assumiria cargos altíssimos no Egito. Isto significava que iriam dominar o Egito, foi então que ele tomou uma decisão: iria transformar os israelitas em escravos, afinal estavam precisando de mão de obra barata para a construção do Egito. Foram muitos anos de sofrimento para Israel (430 anos), muitas humilhações, servindo aos egípcios sem paga pelo trabalho, com pouca água e pouca comida, vendo seus irmãos morrerem desidratados ou por excesso de trabalho.

Eles guardaram no coração as palavras de José. Quando estava morrendo, José falou que Deus viria para levá-los do Egito para uma terra que jurou dar a Abraão, a Isaque e a Jacó, fez com que prometessem que levariam seus ossos com eles daquele lugar quando Deus interviesse em favor deles. Deus ouviu o clamor do seu povo, diz a Bíblia que Deus se lembrou da aliança feita com Jacó e Abraão. Diz a palavra de Deus em Êxodo 3:6- 10: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus. Disse o Senhor: de fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-los das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferrrezeus, dos heveus e dos jebuseus. Pois agora o clamor dos israelitas chegou a mim, e tenho visto como os egípcios os oprimem. Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas.”

O Deus Vivo que eles aprenderam a servir estava agindo por meio de Moisés, agiu por meio de José; vidas que se permitiram ser usadas por Deus. Vidas que se colocaram a disposição dEle.
Quando deixamos guardados no coração as promessas de Deus e a usamos não conseguimos ficar parados, nós renovamos nossa força como a águia, como diz Isaías 40: 29 a 31, e não nos cansaremos.
Este é o Deus que sempre existiu agindo no passado, agindo no presente em minha e em sua vida.
(Continuamos na próxima)



0 Comentários:

Postar um comentário

"Quer comentar ou perguntar? Pode fazê-lo."

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial