Deus Vivo

Deus Vivo é um Blog em que vou compartilhar sobre Deus.Deus é eterno, o mundo e tudo que respira e anda é a prova da Sua existência.O tempo passou, e temos nos esquecido de que Deus vê o que o homem não pode ver: o coração.Deus sempre agiu deste modo, olhando para os corações em primeiro lugar. Esse mesmo Deus Vivo de ontem, é o Deus Vivo que está hoje com você. É o Deus Vivo que atravessa gerações com uma única mensagem: “Dei meu Filho por amor à você, para que você possa viver”.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A NATUREZA E O EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO CRISTÃO

Texto - ATOS 9: 15

O que é ministério cristão? É o serviço realizado pelos crentes a Deus e à humanidade, também chamado de sacerdócio cristão. Falar de ministério cristão é falar daquilo que caracteriza e possibilita a dinâmica dado reino de Deus, ou seja, é falar das possibilidades de ser igreja no mundo. Ministrar é servir ao Senhor que nos salvou, é estar sob a orientação do Espírito Santo a fim de ser útil ao reino de Deus.
Quando mencionamos a palavra MINISTÉRIO, provavelmente o que vem em mente é a imagem do pastor. Não podemos fazer confusão com o chamado ao MINISTÉRIO PASTORAL COM O MINISTÉRIO CRISTÃO.
Ministério Pastoral é o resultado da sua comunhão com Deus, é um chamado especial de Deus. Mas o ministério cristão todos os crentes em Cristo devem exercer. Como bons soldados de Cristo o nosso desejo é prestar o serviço cristão.
Infelizmente muitos pensam que o único ministério disponível é o Pastoral, erra quem pensa assim.

  1. A NATUREZA DO MINISTÉRIO CRISTÃO
Em Gênesis 12: 1-4 Deus chama a Abraão, faz um pacto, uma aliança. Deus chama a Abraão para deixar seu país e família, para ir a um país e a uma terra que ele não conhecia, mas Deus prometeu guiá-lo. Em Êxodo 3: 1-8 Deus chamou a Moisés para libertar Israel do Egito. Deus prometeu colocar as palavras certas na boca de Abraão para que falasse, prometeu fazer milagres usando sua vida e uma vara que Deus o deu. Nós conhecemos muito bem estas vidas e o que aconteceu com elas. Foi o Deus Vivo quem as chamou para servir.
No N.T. ministério deriva-se do grego diakonia que é traduzido como serviço, administração ou ministração. O uso originário está ligado à tarefa de servir à mesa – Atos 6: 2.
Portanto, num sentimento abrangente, todos os cristãos são ministros ou diáconos, porque todos são chamados ao serviço e ao ministério do reino de Deus e todos temos áreas específicas de atuação, conforme os dons espirituais que Deus nos deu.
Em Mateus 5: 13-16, Jesus ensina que o cristão deve ser sal e luz, e não ensina a fugir.

2. O Exercício do Ministério A Partir do Exemplo de Cristo

  • I Coríntios 11: 1 – devemos ser imitadores;
I Pedro 2: 21 – Cristo sofreu e deixou um exemplo ao qual devemos seguir: A) Com Jesus Aprendemos a necessidade do Ministério Cristão - I Pedro 1: 18-20: o ministério de Jesus era do desígnio de Deus. João 3: 16 e 17: foi motivado por seu amor à humanidade. Marcos 10:45: a vinda de Jesus a este mundo se propunha ao resgate existencial e espiritual dos seres humanos, por isso Jesus viu a si mesmo como servo; veio em atendimento às necessidades do mundo. B) Com Jesus aprendemos a importância de ministrar não apenas ao mundo, mas também no mundo.

SIGNIFICADO DE MUNDO

A) O universo das coisas criadas - João 17: 24;

B) A humanidade - João 3: 16, 17; 1 João 2:2;

C) O mundanismo ou a presente ordem pecaminosa que se opõe a Deus - 1João 2: 15,16

ATITUDES DO CRENTE

A) Cuidar do mundo enquanto natureza criada por Deus - Hebreus 1: 2

B) Ministrar às pessoas que estão no mundo (evangelismo, hospitalidade, socorro...)

C) Evitar o comprometimento com o mundanismo.



3. Com Jesus Aprendemos sobre as qualidades fundamentais para o exercício do ministério


Para ministrar no mundo o crente deve ter algumas qualidades, que são:

    A) Disponibilidade – prontidão no serviço. Isaías 6:8 - Por causa de Deus, o crente está pronto a servir. Mt 6:33 – por amor o crente prioriza o reino de Deus.

    B) Humildade – “virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza” Rm 12:3 – não deve haver nenhum vestígio de soberba ou superioridade entre nós. Ef 2: 8-10 – todos nós fomos incorporados e salvos unicamente por causa da graça de Deus

    C) Altruísmo – “amor ao próximo, filantropia, desprendimento, abnegação” – oposto de egoísmo. A vida de Jesus foi caracterizada pelo altruísmo; da mesma forma devemos viver. Hoje é enfatizado o TER e o SER


    É um privilégio servir ao Senhor que deu a sua vida por nós. Jesus se importa com as pessoas, e o mundo precisa que nós falemos isso. Sejamos fiéis à missão que Ele nos deu.

    1 Comentários:

    Postar um comentário

    "Quer comentar ou perguntar? Pode fazê-lo."

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Página inicial